top of page

Presente-Futuro

E o resto? E o presente?

Bem… o resto do século XX quanto ao eletromagnetismo foi repleto de avanços e recuos, com a introdução da Física Quântica e inúmeras teorias relacionadas com partículas como a lei da incerteza de Heisenberg.

 

Foi introduzido o modelo padrão e mais duas forças fundamentais se juntaram ao eletromagnetismo e à gravidade: a força nuclear fraca (mecanismo de interacção entre partículas subatómicas, responsável pelo decaimento radiativo dos átomos – é a menos compreendida de todas) e a força nuclear forte (força que une o núcleo dos átomos e os quarks – partículas subatómicas - que constituem os protões e os neutrões). Na busca por uma teoria que as juntasse numa só força, foi até alcançada a junção das forças electromagnéticas com as duas nucleares na GUT (Grand Unified Teory – Grande Teoria Unificada). Só mesmo a gravidade permanece sem se conseguir unificar com as outras, mesmo nos dias de hoje.

 

Houve ainda múltiplas descobertas noutras áreas da Física como a radiação cósmica de fundo de microondas que não seriam possíveis sem as descobertas feitas na área do eletromagnetismo.

Será o fim da história? O que nos espera o futuro?

Ao contrário do que poderás estar a pensar, a nossa aventura em busca do conhecimento ainda não terminou. Apesar de séculos de investigação, existem ainda imensas perguntas por responder:

  • Chegaremos a uma ‘’teoria de tudo’’? Apesar de termos já alcançado a GUT, juntando três das forças fundamentais, será possível juntar a gravidade, assim formando a TOE (Theory of Everything – Teoria de Tudo)? Muitas foram já as teorias apresentadas para resolver este problema, mas nenhuma foi ainda aceite pela comunidade científica, ou por terem muitos defeitos e falhas ou por serem impossíveis de provar experimentalmente com a tecnologia actual.

  • Previsto por alguns teóricos como um acontecimento muitíssimo raro, existirão monopólos magnéticos? Novamente, a nossa incapacidade experimental não nos permite verificar a sua existência nas condições previstas teoricamente.

 

  • Qual é a origem da supercondutividade em muito altas temperaturas? Já há muito que se conhece e compreende a supercondutividade em muito baixas temperaturas, mas para altas temperaturas ainda se mantém pouco claro a sua origem.

 

  • Estas são só algumas das muitas perguntas que ainda perplexam os cientistas nos dias de hoje. A Física é um mundo misterioso e lindíssimo que só agora nos começa a dar uma pequena imagem de todo o seu vislumbre. Se amas física tanto como nós não desistas.

 

É o nosso momento de deixar uma marca na História!

bottom of page