Electro... WHAT?
Eletro…magnetismo!
Muitas vezes, o eletromagnetismo aparece associado, numa parte da população, a uma ideia de desconforto/medo. É perfeitamente normal. De facto, tememos o que não conhecemos.
O nosso objetivo principal nesta secção do nosso projeto será, exatamente, servir de intermediário entre ti, a comunidade científica e, por conseguinte, o estranho mundo do eletromagnetismo. Mais especificamente os campos eletromagnéticos.
Contudo tudo o que é interessante, traz a sua complexidade. Para melhor desenvolver este tema, teremos de olhar singularmente para os campos elétrico e magnético.
Vem aprender!
Campo Elétrico
Nunca te perguntaste porque é que ao esfregares um balão na tua cabeça e ao aproximares de pequenos pedaços de papel, notas uma pequena interação entre eles? Como deves ter reparado os papeis parecem levitar de encontro ao balão. Ora, são as forças elétricas as responsáveis por este fenômeno e serão estes “diálogos” entre as cargas que melhor aqui vais entender. Lembra-te, este assunto é fundamental dado que nós próprios somos constituídos por partículas com carga elétrica!
Campo Magnético
Desde pequenos que brincamos com imanes, que estamos sujeitos a campos magnéticos na nossa própria casa. Mas não nos apercebemos, talvez até os desvalorizemos para dar atenção aos nossos aparelhos tecnológicos, também eles fontes de campos magnéticos… Podem não se ter apercebido, mas as forças magnéticas são poderosas, fortes o suficiente para que um íman pequenino no teu frigorífico vença a força imensa que nos cola ao chão, a força gravítica!
Campo Eletromagnético
Se talvez a ideia singular de campo elétrico e magnético não for suficiente para desenvolverem algum interesse pelo tema, como grupo, temos a certeza de que a harmonia existente quando estes campos se combinam é capaz de mudar toda a perspetiva que possam ter em relação ao eletromagnetismo.